O PSD-RJ realizou um grande encontro estadual para oficializar a filiação do advogado Felipe Santa Cruz, que, automaticamente, foi lançado como pré-candidato a governador do Estado, dia 13 de março, em um hotel, no Centro do Rio. Sob a liderança dos presidentes estadual e nacional da sigla Eduardo Paes e Gilberto Kassab, outros novos psedistas também foram apresentados à militância e se juntaram ao time empenhado em oferecer um novo caminho de justiça social, segurança e desenvolvimento para o Rio de Janeiro.
– É um desafio enorme estarmos aqui e temos a exata noção da nossa responsabilidade. Trouxemos um quadro qualificado que não está na disputa eleitoral, mas está na vida pública há muito tempo: se expondo, enfrentando e que, nesse momento difícil do Brasil, defendeu a democracia. Precisamos de alguém com retidão e que possa cuidar de um tema tão complexo como a segurança pública. Entendendo que o sistema de segurança pública está falido e isso pressupõe diálogo não só com as forças policiais, mas também com o Judiciário, o Ministério Público. Uma pessoa que tem respeitabilidade e conhecimento para fazer esse diálogo. Por isso, o PSD-RJ apresenta nesta eleição a candidatura do nosso Felipe Santa Cruz – disse o presidente estadual do partido e prefeito do Rio, Eduardo Paes.
Felipe Santa Cruz presidiu a seccional da OABRJ por dois mandatos (2014-2020) e foi presidente nacional da OAB (2020-2022). A OAB é a maior entidade de classe de advogados do mundo, com 1,3 milhões de filiados, presente nos 26 estados e no Distrito Federal e representatividade em todo território nacional.
– Não aguentamos mais ser a terra do que foi. Nós seremos de novo a vanguarda. A dor está nas ruas, mas a política pode ser alegre e construtiva. Ninguém espere de mim ataques pessoais e baixos aos adversários. Nem a política da partilha de poder a todo custo nem o da política do radicalismo, da falta de diálogo.
– No nosso governo, o crime conhecerá uma força que ele desconhece na história do Rio. Nosso compromisso primeiro é com a justiça social. A capacidade do estado precisa ser dos que necessitam mais. A sociedade civil precisa se mobilizar para resgatar o Rio de Janeiro. Precisamos da ajuda de todos para tirar o Rio de Janeiro do atraso, da decadência, da mão da mediocridade – afirmou Santa Cruz.
Presidente nacional do PSD, Kassab destacou o novo momento que vive o partido no Rio. Exaltou a liderança de Paes e festejou a chegada de Santa Cruz e dos novos filiados.
– Um segredo para o sucesso é, antes de mais nada, estar bem acompanhado. Bem acompanhado de pessoas de bem, com boa formação, com princípios republicanos e principalmente com lealdade à vida pública e a todos aqueles que depositam o voto em nós para que possamos trabalhar por um Brasil melhor. Na condição de maior líder político do Rio de Janeiro e um dos maiores líderes políticos do país, seria muito cômodo para o Eduardo pinçar alguém que está há algum tempo na vida pública, fazer uma parceria com o governador do Estado, com o presidente da República ou um ex-presidente da República. Mas não. Ele escolheu alguém fora da vida pública, mas que reconhecidamente é sério, tem energia é combativo, tem princípios. E, agora, o Felipe Santa Cruz mostrará que veio para fortalecer o time daqueles que querem mudar o Rio de Janeiro e mudar o Brasil. Tenho a plena convicção de que você será vitorioso – frisou Kassab.
Além de Santa Cruz, outros novos membros que assinaram sua ficha de filiação foram o então secretário municipal de Fazenda e Planejamento do Rio, Pedro Paulo Carvalho, e também Marcelo Calero, que era o titular da pasta de Governo e Integridade Pública, ambos reassumiram seus mandatos como deputados federais no último 1° de abril, data limite para descompatibilização estabelecida pelo TSE para que pudessem concorrer no pleito deste ano. Além destes, Renan Ferreirinha, que esteve a frente da secretaria municipal de Educação, e Chicão Bulhões, que comandava a pasta Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, também retomaram seus mandatos na ALERJ, na mesma data. E Laura Carneiro, que ocupava a secretaria municipal de Ação Social, retomou seu ao seu mandato de vereadora da cidade.
Outros deputados estaduais que passaram a integrar os quadros do PSD-RJ foram Adriana Balthazar, Átila Nunes, Bebeto do Tetra, Deley, José Augusto Nalin, Lucinha e Paula Tringuelê. E o secretário municipal de Turismo, Bruno Kazuhiro.
– Teremos uma chapa competitiva, forte, com candidatos de muita qualidade, preparados para ajudar o povo e mudar o quadro caótico do Estado do Rio. Todos os nossos candidatos terão o nosso apoio, mas, com humildade, terão de gastar muita sola de sapato na busca pelo voto. – disse o presidente do PSD-RJ.